Perspectiva


Qual o antônimo de retrospectiva? Perguntei aos meus botões num lapso de raciocínio, destes que nos põe a vasculhar a mente para obter a resposta que resolveu se esconder e nos causar o tal branco.  Mas antes que os botões respondessem, outra pergunta bem mais intrigante assaltou meu pensamento: Quem inventou de falar com os botões, quando, como e por quê?
Desta vez perguntei ao Google sobre esta maluquice de interagir com os carinhas redondos que possuem dois furinhos no meio e nada mais (nem boca, nem ouvidos...). Mas não encontrei “botovina” nenhuma de resposta (se existe patavina por que eu não posso criar a botovina?). Conclui assim que, se eu  posso falar com botões, posso falar com quem quiser, de quem quiser ou não quiser.
Não quero falar de 2011!!! Tenho o direito, cá com os meus botões, de optar em não olhar para trás. E o que é o contrário de olhar para trás? Olhar para frente! Escolhi narrar o antônimo de Retrospectiva e os meus botões me apoiaram plenamente: “Fale de Perspectiva.”
Nunca fui dada a nostalgia ou melancolia, a única saudade que sinto é daquilo que posso matar. Qual é a graça de ficar chorando por aquilo que não vai mais voltar? Nenhuma. Assim, não só abrirei alas para que 2011 adentre no túnel do tempo, como colocarei uma enorme pedra na entrada para que ele desista de qualquer tentativa de voltar à minha memória.  Rezo para que não ressuscite.
Sabe aquele tipo de pessoa ou situação que pousa na sua vida sem o seu consentimento, que não tem muito a ver com você, causa mais aborrecimentos do que alegria, mas, ao final das contas, você se dá conta de que ela foi necessária, no mínimo para poder exercitar sua tolerância? O ano que deixa seu posto foi toleravelmente necessário para mim.  Ergo um brinde à 2011: “Valeu camarada!!!”
Mas agora vou tratar do presente. Este que está prestes a trocar um dígito na sua identidade. Minha preferência sempre foi mesmo pelos números pares. Par lembra conjunção, comunhão, encontro, união. Aí, ai... já me sinto tão envolvida por 2012, que esqueci completamente do seu antecessor. Dá até uma vontadezinha de escrever um bilhete de despedida: “Já vai tarde!!!”
Só não vou ficar escrevendo os motivos que me impediram de amar 2011. Creia! Divergências são degraus. Ainda que tenha tropeçado inúmeras vezes chegando a rolar até o último, sinto que entrarei mais elevada em 2012.
Não ao ponto apostar que este será um ano mais complacente com as minhas fraquezas e dificuldades. Que me poupará das quedas e esconderá os problemas para que eu não me estresse tanto. Que abençoará minhas escolhas para que eu erre menos e apontará o caminho para que eu me encontre mais.  Que enviará sinais para que eu descubra a saída e palavras-chave para que eu saiba as respostas. Que evitará que meu coração se iluda e que minha mente engane. Que impedirá que as pessoas e animais que eu amo desapareçam e que os meus amados sofram. Que exterminará as doenças e as dores. Que fará com que as lágrimas sejam somente de alegria. Que o medo se suicide e que a coragem assuma o seu cargo. Que a inveja seja vencida; que o ódio caia; que o egoísmo morra; que o mal se evapore; que o amor domine o mundo.
 Se eu apostasse em um 2012 com esta perspectiva, certamente você acharia que, além de outras avarias, 2011 me endoideceu de vez. Perderia a credibilidade, não tenho dúvida. Passaria a ser uma charlatã de falsas profecias. Uma adivinha de quinta categoria. Uma farsa. Perderia meus leitores com certeza. Até porque dizem que será o ano do fim, lembra?
Então, não apostarei que 2012 será perfeito assim, mas, segundo  meus botões, se Perspectiva significa esperança; expectativa; probabilidade; ponto de vista... No meu ponto de vista, posso até não apostar, mas posso pedir, rezar, mentalizar e acreditar.
 Não se trata de corrente ( até porque sou a maior quebradora de correntes que conheço) mas se você quiser entrar nessa comigo podemos selar um pacto de fazer este decreto de fé. Se depender de nossas orações 2012 será o fim sim, mas só das coisas ruins.
Que todos os anjos, arcanjos, santos e orixás nos ouçam e nos abençoem.
Feliz 2012!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário