O PRESENTE



Você ainda não havia nascido quando veio o pedido para que me pusesse a escrever. Poesia, carta, bilhete, mensagem ou lembrete que o levasse a saber.  Que as palavras embora não custem nada, são preciosos presentes para dar e receber. Como fazer? Escrevo palavras bonitas, borrifo essência, acomodo numa linda caixa e a envolvo com fita? Azul porque você é um menino? Nada a ver! Logo vai descobrir. As cores não determinam nada além do que você sentir. Homens vestem rosa, acredite. Choram não se deixe enganar. Se ouvir o contrário, não hesite em duvidar. Lágrimas não azuis nem rosa são transparentes para que todos possam derramar.
Assim, quando a tristeza vier lhe visitar (e ela sempre virá) não se amedronte, nem a espante. Abra a porta e a deixe entrar. Chore com ela se sentir vontade. Assim como veio, partirá.  No tempo certo: nem muito cedo, nem muito tarde. O bom de tudo, logo irá perceber. Que no vão de estar triste, mora uma figura ilustre que todos querem conhecer. Nem rosa, nem azul, nem transparente. Dizem que não possui uma única cor. Que é reluzente.  Misturada, listrada, embolotada, colorida.  Não posso afirmar ser mentira ou verdade, mas sei como se chama. No vão da tristeza vive a felicidade.
Se irá reconhecê-la? Com certeza. Tão logo sair deste quartinho escuro e mergulhar no salão iluminado. No primeiro momento não entenderá nada. Se sentirá incomodado, chacoalhado, sacudido, tapeado, jogado. Este pega-pega, beijos e abraços apertados, são fatias de felicidade que só experimenta quem é realmente muito amado. Você já é. Intensamente!
Crescerá rapidamente, a cada dia e em todos os sentidos. Mas é pelas coisas que fizer que será reconhecido. Sugiro então, que ame muito. A tudo e a todos da mesma maneira que amar você.  Faça o bem! Sempre que puder, mesmo que não puder, além do que puder. Não se importe de saber a quem. Ignore o mal. Mesmo sendo horroroso, impiedoso e forte. O perdão é a melhor arma para lhe fazer vitorioso. Havia esquecido está parte?  Sim, terá que lutar enquanto estiver por aqui. Nada que não possa ser vencido. Nada que não consiga vencer. Fique atento. O maior inimigo está dentro de você.
Para ignorá-lo sorria muito. Silencie sempre. Fale o necessário. Ouça incansavelmente. Pense antes de qualquer comentário. Quando sentir vontade cante. Quando não conseguir parar, dance. Quando pensar em dizer, diga. Quando desejar correr, corra. Se cansar, durma. Se amar, confesse. Se for pedir, peça. Acima de tudo e por tudo agradeça. Nada será lhe dado ou tirado, sem que você mereça.
Não se preocupe em ter uma profissão. Perca o sono ouvindo seu coração. Acredite no caminho que ele ditar e siga. É mais fácil chegar quando se sabe a direção. Mas antes de partir só existe uma atitude. Agarre-se a ela como uma valiosa bagagem. Estude! Letras, números, tabelas, fórmulas. Jeitos de tornar a vida ainda mais bela. Poupe água e energia, com exceção da sua. Não se poupe, sue. Respeite  os animais irracionais e racionais. Ora racionalize, ora extravase; jamais se submeta.  Entre ser ou não ser; ser ou ter; não fique em dúvida, seja. Cometa!
O resto, deixo que descubra sozinho e (quem sabe) reescreva sua própria poesia, carta, bilhete, mensagem ou lembrete. Algo que não o deixe esquecer. Que a vida é o mais valioso presente e vivê-la plenamente é a melhor maneira de agradecer.
E para arrematar com requinte, este que lhe foi inspirado. Penduro em sua vida, feita pelo anjo da guarda, uma guirlanda iluminada. “Seja bem-vindo Conrado!”

                                                     Para: Conrado (antes dele nascer)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário