Uma passadinha no Inferno

Os dias têm estado nublados independentemente de que o sol brilhe exageradamente lá fora. A sua Paciência tirou férias e você não faz idéia de quando irá voltar. Por conta disso a Irritabilidade hospedou-se em você de malas e cuia. E para completar, todos a sua volta resolveram testar o seu equilíbrio emocional que se encontra totalmente desequilibrado nos últimos dias.
O relacionamento amoroso encontra-se frio e sem graça, o que lhe dá a certeza que a chama (aquela que dizem Paixão) se apagou. Você decide que quer ficar só para sempre, mas a Coragem parece que pegou carona com a Paciência. Então, você vai empurrando a relação com a barriga, e o (a) parceiro (a) com as duas mãos e os dois pés.
Enfim, sua vida anda de pernas para o ar (supondo que a vida tivesse pernas) e consequentemente sua cabeça não está no lugar que deveria estar. Você tem a nítida certeza de que está no meio de um pesadelo, mas se beliscar-se agora, não só vai descobrir que não está dormindo como vai ganhar uma marca roxa no antebraço.
Vou lhe dar uma notícia: Você não está num pesadelo, mas pode estar no inferno.
Calma! Deixe-me explicar. Afinal, andei pesquisando possíveis causas das reações adversas acima, (pelo simples fato de ter atravessado, inesperadamente, este ciclo lamacento sem galochas para me proteger). E descobri que no período de trinta dias que antecedem a data do nosso aniversário, passamos pelo Inferno Astral.
Coincidência ou não, no mês do meu aniversário os capetinhas resolveram azucrinar o meu astral geralmente tranquilo e equilibrado.
Sei o que você pensa sobre isto. Eu mesma costumo duvidar de teorias esotéricas que não se utilizam de elementos mensuráveis para se sustentar. Mas, quando as coisas não vão muito bem, (tipo: o urubu de baixo fazer cacaca no de cima, sendo que o de cima é você) dá pra desconfiar que exista algo mais entre a terra e o céu do que você supõe. Eu também.
Então, fui pesquisar. E do pouco que li sobre o assunto, tirei a conclusão que, tudo tem a ver com o final de um ciclo. O que para mim fez todo sentido.
Fechar ciclos; seja de idade, de fase, de relacionamento, profissional, social... Enfim, mexe consideravelmente com nossa estrutura emocional e psíquica. Começar nunca é simples; terminar muito menos.
Assim, o inferno astral acontece exatamente no período em que estamos, ao mesmo tempo, encerrando e iniciando fases em nossas vidas.
Sem querer, sem que você calcule ou planeje, a Insegurança se hospeda em você nestes dias e em sua bagagem, ela traz Ansiedade, Impaciência, Nervosismo, Medo... Ou seja, um inferno inteirinho é montado a sua volta por conta da mudança que está para ocorrer em poucos dias.
Quando um ciclo se fecha encerra-se com ele uma gama de planos, projetos, expectativas que estavam em andamento. Muitas vezes este ciclo termina e você sequer concluiu a metade do que esperava. Isto gera desapontamento.
Quando um novo ciclo se inicia, igualmente, uma gama de planos e projetos e expectativas se abrem junto com ele. Será melhor ou pior desta vez?  Você não pode prever.  Isto gera insegurança e medo.
Por minha conta e risco, afirmo que o Inferno Astral pode ir além da sua data de aniversário e até se repetir durante o mesmo ano. Ele acontece sempre que tivermos que terminar e, consequentemente, iniciar um novo ciclo em nossa existência.
Portanto, nada de assumir isto como neurose crônica e se intoxicar de calmante ou antidepressivo. Pelo contrário, é sábio encarar este caminho lúgubre sobriamente. Ao perceber que vai adentrar o túnel lamacento, não seja pega de surpresa (que nem eu). Calce suas galochas e siga e em frente.
E, nesta caminhada obscura, se por acaso o diabo lhe pedir um abraço, diga-lhe que só se for de despedida. Afinal, você está só de passagem.
(Esta crônica faz parte do meu livro Na sala de espera que será lançado em breve).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário