Há droga no ar


Há muito as novelas deixaram de fazer parte das minhas atividades diárias noturnas. E quando me permito alguns minutos em frente à telinha para ver o que esta rolando no meio novelesco arrependo-me amargamente de tê-lo feito, uma vez que não consigo compreender o que notáveis novelistas andam fazendo com a capacidade que possuem.
Só posso pensar ser um caso de prostituição do talento em nome do dinheiro e do reconhecimento. Que outra explicação poderia haver para a imbecilidade dos roteiros escritos por pessoas, sem sombra de dúvida, cultas e talentosas?
...
Quem matou Glória Pires, ou melhor, quem matou Norma? Será que não existe nada mais atrativo, que faça os seres humanos colarem em seus sofás, do que crimes, baixarias, prostituição, desonestidade, crueldade e todos os outros adjetivos que existem para denominar o mal do mundo?
Queimo todos os meus neurônios e não consigo entender o que as pessoas buscam e encontram, perdendo seus preciosos tempos assistindo histórias horrorosas que nada trazem de positivo à vida de ninguém.
Compreendo que assistindo às barbaridades e infelicidades dos outros, adultos de todos os cantos do mundo passem a achar suas próprias vidas normais um pouco mais toleráveis. Mas o que esperar de crianças e adolescentes que alimentam destas porcarias enlatadas a sua mente e espírito?
...

Se as emissoras de TV exploram a imoralidade e os desequilíbrios emocionais e mentais como fonte de audiência, o que um pobre mortal que mal consegue lidar com suas mazelas diárias pode sentir e pensar? Que a vida é mesmo uma porcaria na qual só se dá bem quem tem dinheiro, não importa como. E ao mesmo tempo, quem faz as coisas erradas pode ser assassinado a qualquer hora, afinal matar, roubar, trair e sobrepujar são componentes desta droga que é viver.
...
Assim, meus caros, além da montoeira de drogas químicas que alienam os seres, existem as drogas sociais também nocivas à saúde vital dos indivíduos.
O vício da fuga contido nas novelas é um mal que a grande maioria não percebe e vai consumindo diariamente, viciando os sentidos, reações, comportamentos e sentimentos.
Há os que possuem senso crítico e conseguem filtrar todos os malefícios que a podridão das vidas inventadas das telenovelas possui, contudo, da forma como a humanidade vem caminhando e agindo, percebe-se que ela está intoxicando-se gradativamente e transferindo todos os efeitos colaterais para o mundo.
...
A vida é uma missão complicada. Os dias após dias estão aí para comprovarem isto. O mal anda a espreita de suas vítimas o tempo todo e, na maioria das vezes, alcança os seus objetivos. A fraqueza, o medo, a dor, são nossos companheiros de jornada, além da injustiça que teima em nos seguir. Para se sair bem nesta empreitada é preciso ter a mente limpa de toda imundice que agrava ainda mais os problemas que já existem. E o que as pessoas andam fazendo?
Afundando-se espontaneamente no lamaçal apodrecido que a mídia exibe indiscriminadamente. Vampirizando as desgraças e tormentos alheios. Abastecendo o espírito com toda carga negativa que, literalmente, está no ar.
...
Nos adultos independentes e já totalmente dependentes, sabe-se que é muito complicado reverter este quadro vicioso, mas com pequeninos ainda há tempo e jeito de manter-lhes ilesos.
Senhores pais, em sã consciência, tirem as crianças da sala!


(Publicada no Jornal Enfoque Popular em 19/08/2011)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário